POR QUE EU TENHO VARIZES?
Esta pergunta é muito frequente no consultório: “Doutora, por que eu tenho varizes?” A resposta envolve diversos aspectos, sobre os quais falaremos a seguir.
Antes de qualquer coisa, para entender porque temos varizes, precisamos esclarecer o que são as varizes.
Varizes são veias superficiais dilatadas, tortuosas e insuficientes, ou seja, são veias doentes que perderam a capacidade de jogar o sangue de volta para o coração com eficiência.
As veias das pernas têm que fazer um trabalho contra a ação da gravidade, uma vez que levam o sangue das pernas em direção ao coração. Para isso, elas têm válvulas dentro delas que ajudam o sangue a fluir somente em uma direção (para cima).
Quando as válvulas estão doentes, o sangue consegue andar em ambas as direções e, por causa da força da gravidade, sua tendência é descer, ficando acumulado dentro das veias. Por isso as veias crescem, tornando-se dilatadas e tortuosas, o que conhecemos como varizes.
Fatores de risco:
Entendido isso, talvez você pergunte: “e por que as minhas veias têm problemas nas válvulas?”. O principal fator de risco para isso, infelizmente, não podemos mudar: a genética.
Além disso, como você já deve ter observado, o sexo feminino é mais afetado. E os motivos para isso são dois: a influência dos fatores hormonais (especialmente se elevados pelo uso de contraceptivos hormonais, gestações e, para as mulheres na menopausa, terapia de reposição hormonal) e a menor densidade muscular em relação ao sexo masculino, uma vez que os músculos são fundamentais para favorecer o retorno do sangue ao coração (mais informações no artigo “Musculação causa varizes?”).
Outro fator de risco que ajuda a causar as varizes e que talvez você já tenha imaginado depois da explicação acima é o sedentarismo.
Além disso, temos ainda os fatores obesidade e gestação, que promovem umaumento da pressão intra abdominal (dentro da barriga). Isso ocorre porque a gordura abdominal e o peso do bebê em crescimento, comprimem a veia cava (uma veia grande que leva o sangue das pernas para o coração), o que faz com que o sangue fique mais “congestionado” nas pernas.
Tem também aquela dúvida frequente que geralmente está relacionada ao ambiente de trabalho: ficar em pé ou sentado(a) muito tempo realmente pode favorecer o surgimento de varizes e piorar os seus sintomas, como sensação de peso, cansaço e edema (inchaço) nas pernas.
Quadros prévios de trombose venosa profunda (TVP) são uma grande causa de varizes também (sobre trombose, veja este artigo).
Em resumo, os principais fatores de risco para varizes e vasinhos são: tendência
genética, sexo feminino, sedentarismo, aumento da pressão intra abdominal
(obesidade e gestações), ficar muito em pé ou sentada, tromboses prévias.
Muitos outros fatores geram dúvidas, mas boa parte deles é mito! E, sobre eles, tenho outros artigos no Blog.
Espero ter ajudado a esclarecer essas questões. Agora que você já sabe tudo isso, certamente poderá cuidar melhor modificando hábitos que te ajudarão a se cuidar melhor.
Para ter acesso a mais conteúdos que te ajudarão a cuidar melhor da saúde das suas pernas, visite o nosso Instagram https://www.instagram.com/drarenatamartins/.
Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato através do WhatsApp: 71 99910-1595 (ou clicando no botão verde) que será um prazer esclarecer. Até mais!